terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Treinamento de POOMSE

O Treinamento

Devem ser considerados os 5 passos que se seguem para o alcance de uma ótima realização do Poomse:

Padrão: o primeiro passo do treinamento é aprender o padrão. A concentração, os olhos, os ângulos dos movimentos, devem ser enfatizados além da precisão das ações.

 Significado: no próximo passo, a ênfase deve ser posta no equilíbrio, na força, velocidade, respiração e no diagrama do Poomse. O significado dos movimentos, a conexão dos pooms e o Poomse completo deve ser aprendido corretamente.
 

 Uso prático: deve-se agora adaptar todo o aprendizado para o seu próprio uso e descobrir sua praticidade.
 
Estilo próprio: neste momento deve-se avaliar os achados a respeito da efetividade do que foi aprendido, e com sua estrutura corporal, velocidade, força muscular, força de contração, pontos de ênfase no treinamento, etc., e moldar as técnicas para seu próprio estilo.

 Otimização: é o alcance de uma realização sintética do treinamento do Poomse, dominando a arte das técnicas e o espírito do Taekwondo.


As Categorias

Os Poomse são categorizados pela técnica, composição e pontos de tensão:

Técnica: significa os padrões técnicos do Poomse inteiro. A essência do Taekwondo é a arte marcial; então a categroização do padrão prático das técnicas é importante.

Poomse que contém várias técnicas: isto é, contém mais técnicas de chutes e defesa do que é necessário no uso prático. Devem ser selecionadas as técnicas praticáveis entre elas no curso do treinamento.
Poomse que contém técnicas praticáveis: isto é, só inclui técnicas praticamente usadas, que são classificadas numa série de técnicas de ataque, numa série de técnicas de defesa, e numa combinação equilibrada de ataques e defesa.

 Poomse que contém técnicas simples: isto é, classificado no curso básico e no curso avançado, onde no curso avançado, o treinamento visa cultivar a força interior através inclusive do controle da respiração. Devem ser dominadas as variações de técnicas através do treinamento duro.


Composição: a composição dos movimentos do Poomse é diferenciada de acordo com a proporção de poom, técnicas (mão e pé), bases, e suas direções móveis. Com exceção de certos casos especiais, os movimentos de Poomse são distribuídos igualmente entre todas as partes da simetria corporal, entre frente e atrás, e entre esquerda e direita. Então, a proporção de técnicas de pé e técnicas de mão é o critério estabelecido para definir a composição dos movimentos do Poomse.

Poomse com a prioridade em técnicas de mão.
Poomse com a prioridade em técnicas de pé.
Poomse no qual são distribuídas técnicas de mão e técnicas de pé uniformemente.


Alternância de ritmo: o Poomse também é classificado pela força e velocidade dos movimentos

Poomse lento e concentrados
Poomse rápido e descontraídos
Poomse com um equilíbrio entre o forte e suave e o rápido e lento.


Classificação
Atualmente os Poomse são divididos em duas classes:

- Faixas coloridas (Gub) - Te Guk Il-Jang (Capítulo 1) a Te Guk Pal Jang (Capítulo 8)

- Faixas Pretas (Dan) - Koryo Poomse  até o  Il-Yo Poomse

Os Poomse consistem em movimentos básicos e pooms que são organizados para se ajustar a armação de direção de movimento que é denominado diagrama. Cada Poomse tem seu diagrama em letra coreana com seu respectivo significado.

Assim sendo os Poomse de faixa colorida (Te Guk), consistem em 8 padrões que simbolizam os oito elementos da natureza (Gwe) e elucidam o espírito e a profundidade das técnicas do Taekwondo, sendo assim representados em seus diagramas.
 
Poomse Taegeuk


Nenhum comentário:

Postar um comentário