sábado, 12 de janeiro de 2013

CHEGADA DO TAEKWONDO NO BRASIL



Em julho de 1970, chega ao Brasil o Grão Mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pelo presidente da ITF, com o objetivo de implantar e difundir o Taekwondo. Cumprindo a missão a ele confiada, foi fundada a primeira academia de Taekwondo no Brasil, em 08 de agosto de 1970, a atual Academia Liberdade, no bairro da Liberdade em São Paulo. A sua fundação deu-se frente a diversas dificuldades, as principais foram o idioma português, a forma verbal da comunicação, e os hábitos e costumes do povo brasileiro.
     Entretanto as dificuldades foram sendo superadas num tempo muito mais rápido que o previsto inicialmente, talvez por ter sido este esporte muito bem aceito pelo povo brasileiro. Logo após a chegada do primeiro Grão Mestre ao Brasil, outros mestres das elites coreanas vieram para difundir e ensinar o Taekwondo no país, foram eles: Woo Jae Lee para o Rio de Janeiro, YEONG HWAN PARK  e Jonh Pyon, 1976 e mestre  Chang Seon  Lim em 1978 em  Minas Gerais, Jung Do Lim para a Bahia, Soon Myong Choi para o Distrito Federal, Ju Yol Oh para Pernambuco, Te Bo Lee para o Rio Grande do Sul, Hong Soon Kang para o Paraná e Sung Jang Hong para o Espírito Santo, entre outros.
     O Grão Mestre Woo Jae Lee introduz o Taekwondo no Rio de Janeiro em março de 1972, na Escola Americana, e um ano após sua chegada em 19 de janeiro de 1973, este promove a 1ª competição de Taekwondo em nosso país: o Campeonato Carioca. No mesmo ano, em julho, realiza-se em São Paulo, o I Campeonato Brasileiro de Taekwondo, no ginásio do Pacaembu.
     Devido ao sucesso no Brasil, é criado um departamento especial de Taekwondo na Confederação Brasileira de Pugilismo em 1974, reconhecendo o Taekwondo como esporte brasileiro pelo Conselho Nacional de Desportos (CND). No dia 21 de fevereiro de 1987, o Taekwondo obteve a aprovação do CND com a homologação estatutária da Associação Brasileira de Taekwondo (ABT) e sua vinculação ao Comitê Olímpico Brasileiro. No dia 6 de dezembro de 1990 com a reforma estatutária da ABT, transforma-se na Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), presidida na epóca pelo Grão Mestre Yong Min Kim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário